09 e 10 de Novembro de 2018

Para prosseguir informe seu e-mail,

Fique atento as novidades, você terá acesso a conteúdo importante na área de assistência domiciliar.

Casa CIAD 2018 – Pode entrar! Venha conhecer...

Casa CIAD 2018 – Pode entrar! Venha conhecer...

Como acontece habitualmente no CIAD, os temas de discussão são pautados nas necessidades práticas dos Serviços de Atenção Domiciliar no Brasil. Com o envelhecimento populacional, há necessidade de planejamento da assistência aos pacientes, principalmente aos idosos. Além do quadro clínico, é imprescindível levar em consideração o contexto em que vivem, incluindo-se a localidade e as características de suas residências.

Assim, o projeto do CIAD neste ano é construir uma “casa" no espaço de exposição do Salão Nobre do Centro de Convenções Rebouças e simular as diferentes situações de cuidado encontradas no domicílio. Demonstrar, de maneira prática, quais ações e procedimentos podem ser realizados no domicilio.

PROGRAMAÇÃO:
09 de novembro de 2018 - 14h às 18h30
10 de novembro de 2018 - 10h30 às 12h30/ 14h às 16h

Atividades no dormitório

  • Cuidados essenciais ao paciente em ventilação mecânica no domicílio, inclui...
  • Paciente idoso está acamado há dois meses com fratura de fêmur e apresenta lesão por pressão na região sacral. Como avaliar, tratar e, ao mesmo tempo, evitar novas lesões por pressão? Para realizar os curativos, como organizar o material e medicamentos de forma segura e prática, a fim de maximizar o tempo do cuidador.
  • Trocas de sondas e cateteres em pacientes frágeis no domicílio exigem técnica, habilidade e atenção redobrada quanto à assepsia e ao manejo do paciente. Quais os cuidados imprescindíveis?

Atividades na Sala

  • Um paciente idoso, aposentado, restrito ao seu domicílio, vem sendo acompanhado há dois anos. Há quatro meses vem apresentando confusão mental, evidenciando um quadro de demência, que se confirmou após avaliação médica. Quais orientações para familiares?
  • A sala da residência do paciente foi adaptada para que ele possa ver televisão com os demais familiares, mas ele é usuário de oxigênio domiciliar. Como isto pode ser facilitado?
  • Paciente insiste em ficar sentado na sala em sua poltrona, que medidas de segurança e conforto podem ser adotadas?

Atividades no Banheiro

  • Cuidadora relata receio de que o paciente, que tem relativa dependência, sofra uma queda ao realizar atividades para sua higiene pessoal. Há como minimizar este risco, preservando a preferência e a intimidade do paciente?
  • Paciente tem uma lesão de pele no pé direito e prefere fazer o curativo na hora do banho. Como atender o seu desejo e, ao mesmo tempo, orientar para que o procedimento seja feito de forma efetiva e segura?
  • Há alguma maneira de amenizar o desconforto da troca de bolsa de colostomia no banheiro, estimulando o autocuidado e prevenindo constrangimentos?

Atividades na cozinha

  • Um paciente engasga com frequência e já apresentou duas pneumonias nos últimos meses. Quais profissionais deverão avaliá-lo e orientar conduta?
  • Uma paciente em tratamento quimioterápico, com emagrecimento importante, apresenta dificuldades para alimentar-se. Quais fatores podem estar contribuindo e o que podemos fazer?
  • A cuidadora, filha de uma idosa portadora de Síndrome de Parkinson, relata que há dificuldades de incluí-la no cotidiano familiar, principalmente, durante as refeições. Há alternativas que possam ser implementadas?

Apoio