09 e 10 de Novembro de 2018

Para prosseguir informe seu e-mail,

Fique atento as novidades, você terá acesso a conteúdo importante na área de assistência domiciliar.

Programação

Veja Nossos Palestrantes

Oficinas e Pré-congresso – Sexta-feira - 09 de novembro de 2018

"É fundamental diminuir a distância entre o que se diz
e o que se faz,de tal forma , que, num dado momento,
a tua fala seja a tua prática."

Paulo Freire

Os cursos pré-congresso são apresentados na forma de OFICINAS TEMÁTICAS com o intuito de, por meio de atividades práticas, proporcionarem aos participantes a vivência in loco sobre o assunto proposto. Para Ander-Egg a oficina é um âmbito de reflexão e ação no qual se pretende superar a separação que existe entre a teoria e a prática, entre conhecimento e trabalho e entre a educação e a vida. Dessa forma, assim foram organizadas: (09h – 12h)

 

Pré-congresso/Oficina I

“Comunicar diagnóstico é prerrogativa médica, falar sobre a doença e terminalidade é responsabilidade de todo profissional que trabalha com cuidados ao final da vida”.

Coordenação: Maria Teresa Di Sessa Pandolfo Queiroga Ribeiro -Assistente Social – Divisão de Serviço Social Instituto Central do HCFMUSP. Responsável: Mônica Martins Trovo – Enfermeira – Doutora em Ciência pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo-USP; especialista em Cuidados Paliativos e docente da Universidade São Judas Tadeu.

Indicada para todos os profissionais que trabalham ou que queiram trabalhar com final de vida, essa oficina abordará os principais temas relacionados às conversas difíceis sobre gravidade do quadro clínico, cuidados paliativos e terminalidade, englobando diferentes conceitos, exercícios interativos e atividades em grupo.

 

Pré-congresso/Oficina II

“Medicamentos: organização de dosagens, administração, armazenamento e descarte: como orientar diferentes perfis de cuidadores em domicílio”.

Coordenação: a confirmar – Farmacêutica - Farmácia Clínica do Serviço de Clinica Geral do Hospital das Cínicas/FMUSP. Responsável: Solange Brícola – Farmacêutica – Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP; coordenadora da Farmácia Clínica do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Cínicas/FMUSP e docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Administração, armazenamento e organização de dosagens visando ao uso correto dos fármacos. A oficina abordará as diferentes formas de orientação, tendo o perfil do cuidador e paciente como ponto de partida.

 

Pré-congresso/Oficina III

“Curso para cuidadores de pacientes em atenção domiciliar - como montar”.

Coordenação: Fabiana Satiro de Souza – pedagoga – especialista em Gerontologia, 50maisativo – Assessoria em atividades para pessoas com mais de 50 anos. Responsáveis Ligia Stungis Spedanieri - assistente social - NADI – Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Instituto Central do Hospital das Cínicas/FMUSP Aliciana Basílio Ramos de Oliveira - assistente social - NADI – Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Instituto Central do Hospital das Cínicas/FMUSP Fernanda Pretti Chalet Ferreira - fisioterapeuta - mestre em ciências pela Universidade de São Paulo, especializada em saúde da família e Assistência Domiciliar

Indicada para todo profissional que atua ou pretende atuar em assistência domiciliar, e que tem o cuidador informal (familiar) como centro de atenção. O intuito é trabalhar com os profissionais na perspectiva de que estes saibam montar cursos de capacitação de cuidadores leigos, com o objetivo tem de garantir o cuidado adequado ao paciente. Busca, também, diminuir o estresse do cuidador que se sente incapaz de dar conta do cuidado.

 

Pré-congresso/Oficina IV

“Cuidados de enfermagem com estomas de eliminação”

Coordenação: Maria Aquimara Zambone – Nutricionista - Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Responsável: Néria Invernizzi Silveira – enfermeira – Especialização em Estomaterapia pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP; especialista em estomaterapia pela TiSOBESP e coordenadora do curso de especialização em estomaterapia da Universidade de Campinas – UNICAMP.

Indicado para os profissionais, principalmente da área de enfermagem, que têm sob sua responsabilidade pacientes portadores de estomas de eliminação. A atenção a estes pacientes requer um plano de cuidados abrangente e contínuos que inclui orientações que devem ser feitas aos próprios pacientes e aos seus cuidadores, visando a preservação dos dispositivos das vias de eliminação, a segurança e o bem estar dos envolvidos.

 

Pré-congresso/Oficina V

“Ventilação mecânica: técnicas e recursos para a manutenção de paciente em domicílio”.

Coordenação: Rogério Adriano Abe - fisioterapeuta – Divisão de Fisioterapia do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP Responsáveis: Laerte Honorato Borges - fisioterapeuta - Doutorando em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU; docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia Vinicius Pafume – Fisioterapia – mestre em ciências pela FAMED/UFU; Coordenador Serviço de Atenção Domiciliar - SAD/HCU/UFU.

Indicado para profissionais que atendem pacientes com insuficiência respiratória, dependentes de ventilação mecânica invasiva ou não invasiva. Tem como enfoque o manejo dos recursos tecnológicos no domicílio, a manutenção e segurança do paciente e cuidador.

 

Congresso - Sexta-feira – 09 de novembro de 2018

ATIVIDADE I – “Arquitetura e estrutura nascem juntas e juntas devem se enriquecer”.
( Oscar Niemeyer. )

Grande Painel I - Conhecendo a população alvo para o oferecimento do cuidado adequado (14h às 16h)

  • Monitoramento de pacientes portadores de doenças crônicas: experiência de sucesso no Setor Privado. Palestrante: Gislaine Ferreira – médica – Assistência Domiciliar UNIMED/ Franca-SP
  • A eficácia do gerenciamento de casos: experiência do Setor Público. Palestrante: Angélica Massako Yamaguschi – médica – NADI - Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do ICHCFMUSP
  • Atenção Básica: cuidados possíveis no final da vida. Palestrante: Denise Stefanoni Combinato – psicóloga –pós-doutorado em bioética pela Faculdade de Medicina de Botucatu-UNESP

Intervalo (16h às 16h30)


Ponto, Contraponto e Debate I - (16h30 às 18h30)

Coordenação: Flávia de Barros Azevedo – médica – Serviço de Emergência Clínica do ICHCFMUSP e docente Universidade Nove de Julho.
  • Prontuário eletrônico: o cumprimento das regras conforme regulamentação do Conselho federal de Medicina- CFM. Palestrante: Jacson Venâncio de Barros – engenheiro – CIO do Hospital das Clínicas da FMUSP, membro efetivo Câmara Técnica de Informática do CFM.
  • Prática cotidiana: avanços e entraves no registro das informações referentes aos cuidados médicos e interdisciplinares. Palestrante: Maria do Patrocínio Tenório Nunes - médica – Professora associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Departamento de Clínica Médica da Universidade de São Paulo

18h30 - HAPPY POSTER – SALÃO NOBRE

ATIVIDADE II – “Nós somos livres para fazer hoje o passado de amanhã.” Oscar Niemeyer.”
( Oscar Niemeyer. )

Grande Painel II - Como cuidar no domicílio, hoje, de doenças que deveriam ter sido erradicadas há tempos. (14h às 16h.)

  • Tuberculose: contágio, sintomas, prevenção e tratamento em domicílio. Palestrante: Marcelo Nobrega Litvoc - médico - Divisão de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HCFMUSP e Núcleo de Infectologia do Hospital Sírio-Libanês
  • A visita domiciliar como parte do protocolo de atendimento nas Unidades de Referência em Hanseníase. Palestrante: Maria Angela Bianconcini Trindade - médica - Divisão de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo professora do mestrado profissional em Saúde Coletiva da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
  • Visitas domiciliares: importante recurso para a sensibilização da família quanto à prevenção de doenças infectocontagiosas na infância. Palestrante: Carolina Luiza Barbieri – médica – HSL – Hospital Sírio Libanês e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos.

Intervalo (16h às 16h30)


Ponto, Contraponto e Debate II - (16h30 às 18h30)

Coordenação: Danielle Bivanco de Lima – médica – Professora da Pós Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP.
  • Vigilância epidemiológica às principais doenças endêmicas: a importância da visita domiciliar dos agentes de combate à endemias. Palestrante: Maria José Penon Rujula – médica – Docente na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo.
  • Doenças erradicadas que voltam a se manifestar no País: desafio e responsabilidade do Estado? Palestrante: Marcos Boulos – médico – Professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP

18h30 - HAPPY POSTER – SALÃO NOBRE

ATIVIDADE III– “A casa é uma máquina de morar”.
( Le Courbusier. )

Grande Painel III - A residência arquitetada para o cuidado. (14h às 16h)

Coordenação: Eduardo Onodera – médico - Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Casa reorganizada e adaptada para pessoas com limitação de movimentos: proposta de garantia de autonomia. Palestrante: Flávia Ranieri – arquiteta com pós-graduação em gerontologia - Diretora do Grou Studio R arquitetura.
  • Paciente e família: estratégias de sensibilização para as mudanças impostas pela situação de adoecimento. Palestrante: Letícia Andrade - assistente social – NADI – Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.
  • Estratégias de segurança para o idoso que mora só: monitoramento por dispositivos tecnológicos. Palestrante: Adriana Klein – terapeuta ocupacional - doutoranda do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da USP.

Intervalo (16h às 16h30)


Ponto, Contraponto e Debate III - (16h30 às 18h30)

Coordenação: Dimitri Sales - advogado - Professor de Direito da Universidade Paulista; Professor Visitante da Faculdade de Derecho da Universidade de Buenos Aires.
  • Judicialização da Saúde: direitos garantidos para população já Privilegiada? Palestrante: Reynaldo Mapelli Junior – advogado - Promotor de Justiça do Estado de São Paulo. Promotor de Justiça Assessor da ESMP- Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo.
  • Iniquidade em Saúde: a exclusão perpetuada Palestrante: Fernando Aith – advogado – Professor Titular do Depto de Política e Gestão da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Livre-Docente em Teoria Geral do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo-FADUSP.

18h30 - HAPPY POSTER – SALÃO NOBRE

ATIVIDADE IV – “Esse é o momento que nasce a arquitetura: a forma nova, diferente que deve criar surpresa”.
( Oscar Niemeyer. )

Grande Painel IV - Resolutividade em Assistência Domiciliar: recursos disponíveis para diagnósticos (14h às 16h)

Coordenação: Júlio Cesar de Oliveira – médico - Serviço de Clínica Médica Geral do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP.
  • Exames laboratoriais na fase pré-analítica: cuidados imprescindíveis na Atenção Domiciliar. Palestrante: Suzimara Tertuliano de Oliveira – enfermeira - Consultora em Medicina Laboratorial da Empresa Suzimara & Sarahyba Consultoria e Treinamento LTDA.
  • Anticoagulação oral: a importância da análise e monitoramento dos resultados obtidos por dispositivos portáteis no domicílio. Palestrante: Adilson Ferraz Paschoa – médico – Serviço de Cirurgia Vascular Beneficência Portuguesa de São Paulo e Serviço Cirurgia Vascular do Hospital IGESP
  • Diabetes: avanços tecnológicos dos sistemas de monitorização contínua da glicemia e adequação do tratamento. Palestrante: Walter José Minicucci - médico - Assistente da disciplina de Endocrinologia da Unicamp, professor convidado do Departamento de Pediatria Disciplina de Endocrinologia Pediátrica/Diabetes.

Intervalo (16h às 16h30)


Ponto, Contraponto e Debate IV - (16h30 às 18h30)

Coordenação: Eduardo Martins Zincone – médico – Serviço de Emergência Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina - USP
  • Programa Ventilação Mecânica Invasiva Domiciliar: proposta do Ministério da Saúde com foco na desospitalização. Palestrante: Laerte Honorato Borges Junior – fisioterapeuta - Diretor do Serviço de Atenção Domiciliar na Fundação Saúde de Uberlândia e docente da Faculdade de Medicina Departamento de Saúde Coletiva - UFU.
  • Programa Ventilação Mecânica Invasiva Domiciliar: proposta com foco na desospitalização da criança – protocolo de segurança. Palestrante: Carolina Lopes Guimarães – fisioterapeuta - Coordenadora Nacional de Fisioterapia da Home Doctor e docente da Pós Graduação do Hospital Israelita Albert Einstein

18h30 - HAPPY POSTER – SALÃO NOBRE

Atividade V - Fórum de discussão: modelos de pagamento no Setor Privado.

Fórum de discussão - modelos de pagamento no Setor Privado.


A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vem promovendo debates acerca de novos modelos de remuneração para a prestação de serviços de saúde. A participação das operadoras, entidades médicas e prestadores de serviços na discussão tem o propósito de conjuntamente achar uma forma de aumentar a qualidade e a segurança assistencial e, ao mesmo tempo, assegurar a sustentabilidade do setor. Perpassam por esta discussão, inevitavelmente, as novas mudanças da reforma trabalhista.


Coordenador: André Minchillo - médico - Vice-presidente de Tecnologia e Processos do Grupo Ideal Care.

Confira os principais temas que serão abordados:

  • A busca por um consenso de modelo de remuneração na Saúde Suplementar. Palestrante: Ana Paula Silva Cavalcante – médica - Gerente-Executiva de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar (GEEIQ/DIDES/
  • Remuneração por performance é um modelo adequado para a Assistência Domiciliar? Palestrante: Luís Cláudio Rodrigues Marrochi – médico – Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Diretor presidente do NEAD – Núcleo das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar e Diretor Técnico da Saúde Care.
  • Intervalo (16h às 16h30)
  • Melhorias na qualidade dos cuidados ao paciente no domicílio: metas x indicadores de desempenho x quadro funcional? Palestrante: Marcela Rodrigues de Souza Duarte – enfermeira – Gerente Assistencial do Grupo Ideal Care - Unidade SP.
  • Nova Lei Trabalhista: flexibilização dos contratos de serviços terceirizados. Palestrante: Fabíola Marques – advogada - Professora de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da graduação e pós-graduação da PUC/SP

18h30 - HAPPY POSTER – SALÃO NOBRE

Speaker Content Header Is Header

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed vitae diam metus. Donec cursus magna eget sem convallis facilisis. Vestibulum dictum nibh at ullamcorper tincidunt. Phasellus scelerisque nisl non ullamcorper pellentesque. Nunc sagittis, felis in feugiat mollis, libero eros consectetur elit non cursus lacus nisl at dolor.

Speaker Content Header Is Header

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed vitae diam metus. Donec cursus magna eget sem convallis facilisis. Vestibulum dictum nibh at ullamcorper tincidunt. Phasellus scelerisque nisl non ullamcorper pellentesque. Nunc sagittis, felis in feugiat mollis, libero eros consectetur elit non cursus lacus nisl at dolor.

Speaker Content Header Is Header

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed vitae diam metus. Donec cursus magna eget sem convallis facilisis. Vestibulum dictum nibh at ullamcorper tincidunt. Phasellus scelerisque nisl non ullamcorper pellentesque. Nunc sagittis, felis in feugiat mollis, libero eros consectetur elit non cursus lacus nisl at dolor.

Speaker Content Header Is Header

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed vitae diam metus. Donec cursus magna eget sem convallis facilisis. Vestibulum dictum nibh at ullamcorper tincidunt. Phasellus scelerisque nisl non ullamcorper pellentesque. Nunc sagittis, felis in feugiat mollis, libero eros consectetur elit non cursus lacus nisl at dolor.

Speaker Content Header Is Header

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed vitae diam metus. Donec cursus magna eget sem convallis facilisis. Vestibulum dictum nibh at ullamcorper tincidunt. Phasellus scelerisque nisl non ullamcorper pellentesque. Nunc sagittis, felis in feugiat mollis, libero eros consectetur elit non cursus lacus nisl at dolor.

Speaker Content Header Is Header

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed vitae diam metus. Donec cursus magna eget sem convallis facilisis. Vestibulum dictum nibh at ullamcorper tincidunt. Phasellus scelerisque nisl non ullamcorper pellentesque. Nunc sagittis, felis in feugiat mollis, libero eros consectetur elit non cursus lacus nisl at dolor.

Speaker Content Header Is Header

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed vitae diam metus. Donec cursus magna eget sem convallis facilisis. Vestibulum dictum nibh at ullamcorper tincidunt. Phasellus scelerisque nisl non ullamcorper pellentesque. Nunc sagittis, felis in feugiat mollis, libero eros consectetur elit non cursus lacus nisl at dolor.

Speaker Content Header Is Header

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed vitae diam metus. Donec cursus magna eget sem convallis facilisis. Vestibulum dictum nibh at ullamcorper tincidunt. Phasellus scelerisque nisl non ullamcorper pellentesque. Nunc sagittis, felis in feugiat mollis, libero eros consectetur elit non cursus lacus nisl at dolor.

Speaker Content Header Is Header

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed vitae diam metus. Donec cursus magna eget sem convallis facilisis. Vestibulum dictum nibh at ullamcorper tincidunt. Phasellus scelerisque nisl non ullamcorper pellentesque. Nunc sagittis, felis in feugiat mollis, libero eros consectetur elit non cursus lacus nisl at dolor.

Speaker Content Header Is Header

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed vitae diam metus. Donec cursus magna eget sem convallis facilisis. Vestibulum dictum nibh at ullamcorper tincidunt. Phasellus scelerisque nisl non ullamcorper pellentesque. Nunc sagittis, felis in feugiat mollis, libero eros consectetur elit non cursus lacus nisl at dolor.

Speaker Content Header Is Header

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Sed vitae diam metus. Donec cursus magna eget sem convallis facilisis. Vestibulum dictum nibh at ullamcorper tincidunt. Phasellus scelerisque nisl non ullamcorper pellentesque. Nunc sagittis, felis in feugiat mollis, libero eros consectetur elit non cursus lacus nisl at dolor.

Congresso - Sábado – 10 de novembro de 2018

Simpósio Satélite: MSD”

Tema : Desospitalização - uma estratégia para otimizar e reduzir custos e humanizar os tratamentos
  • Palestrantes:
    Eliana Lima Bicudo Santos - doutorado em Medicina Tropical pela Universidade de Brasília (2007). Atualmente é Coordenadora de Infectologia da Secretaria de Saúde do DF, médicos de referência em genotipagem do hiv do Ministério da Saúde.
    Bil Randerson Bassetti – médico infectologista com área de atuação em controle de infecção hospitalar e infecções relacionadas a, principalmente, em procedimentos cirúrgicos, principalmente; Mestrado em andamento em Biotecnologia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

ATIVIDADE I – “A primeira e primordial arquitetura é a geografia.”
(Paulo Mendes da Rocha)

Palestra - Melhor em Casa: Panorama Brasileiro (09h às 10h)

Palestrante: Mariana Borges Dias – médica - Coordenadora geral da Atenção Domiciliar do Ministério de Saúde.

Intervalo (10h às 10h30)


Grande Painel I - Possibilidades e limites em Atenção Domiciliar (10h30 às 12h30).

Coordenação: Hassan Rahhal – médico - Serviço de Clínica Médica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina USP.
  • Promoção da saúde, prevenção de doenças em Atenção Domiciliar no Setor Privado. Palestrante: Rogério Silicani Ribeiro - médico – Hospital Israelita Albert Einstein e Superintendente médico do Grupo Santa Celina.
  • Desospitalização - cuidados pós-operatórios em cirurgia ortopédica. Palestrante: Angélica Massako Yamaguchi – médica – coordenadora clínica do NADI - Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Hospital das Clínicas da FMUSP.
  • Infecção urinária de repetição: Prevenção e tratamento no domicílio. Palestrante: Amaro Nunes Duarte Neto - médico – Serviço de Emergência Clínica do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Intervalo (12h30 às 14h)



Mesa Redonda I - O Público e o Privado nas intervenções em saúde: estratégias diferenciadas, objetivos comuns. (14h às 16h)

Coordenação: Francisco Carlos Toro da Silva – psicólogo – docente do NEPPHO – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Hospitalar da PUC – SP.

Instrumentalização do cuidador: garantindo os cuidados domiciliares.

  • Serviço Público Palestrante: Cláudia Fernandes Laham - psicóloga – NADI – Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Hospital das Clínicas da FMUSP.
  • Iniciativa Privada Palestrante: a confirmar

Apresentação de três trabalhos.

ATIVIDADE II – “O projeto ideal não existe, a cada projeto existe a oportunidade de realizar uma aproximação.”
(Paulo Mendes da Rocha)

Palestra - O cuidado sem pressa (09h às 10h)

Palestrante: André Luiz Dresler Hovananian - médico - Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês – HSL.

Intervalo (10h às 10h30)


Grande Painel II - Atendimento domiciliar: doenças crônicas mais frequentes. (10h30 às 12h30)

  • Demência: controle e alívio dos sintomas na fase avançada. Palestrante: Rogério Adas Ayres de Oliveira – médico – GLIA Clínica de Neurologia e Neuromodulação.
  • Prevenção de novos eventos trombóticos em pacientes sequelados de AVC: o desafio da anticoagulação em domicílio. Palestrante: Júlio Cesar de Oliveira – médico - Serviço de Clínica Médica Geral do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP.
  • Multimorbidades no idoso: dificuldades na coordenação do cuidado integral. Palestrante: Naira Hossepian Salles de Lima Hojaij – médica - Assistente do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Intervalo (12h às 14h)


Mesa Redonda II - O Público e o Privado nas intervenções em saúde: estratégias diferenciadas, objetivos comuns. (14h às 16h.)

Coordenação: Fábio Campos Leonel – médico – NADI – Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Limites e alternativas na internação domiciliar: atenção ao nível de complexidade clínica

  • Serviço Público. Bruno Alves Pinto – médico - Coordenador do Programa Melhor em Casa do Hospital Cidade Tiradentes - OSS Santa Marcelina.
  • Iniciativa Privada. Luís Cláudio Rodrigues Marrochi – médico – Santa Casa de Misericórdia de São Paulo; Diretor presidente do NEAD – Núcleo das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar e Diretor Técnico da Saúde Care.

Apresentação de três trabalhos

ATIVIDADE III – “A arquitetura é a arte que determina a identidade do nosso tempo e melhora a vida das pessoas.”
( Santiago Calatrava )

Palestra - Cuidados Paliativos: vínculos e cuidados na Atenção Domiciliar (09h às 10h)

Palestrante: Rodrigo Luz de Araújo - psicólogo - Laboratório de Tanatologia do IPUB – Instituto de Psiquiatria da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro; Diretor Presidente da Associação Elisabeth Kübler-Ross.

Intervalo (10h às 10h30)


Grande Painel III - Estratégias de intervenção da equipe interdisciplinar e o domicílio como facilitador das ações. (10h30 às 12h30)

  • Indicação para o atendimento domiciliar. A importância da avaliação multidimensional. Coordenação: Daniel Gomes Lichtenthäler –médico - colaborador da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Hospital das Clínicas da FM-USP.
  • Avaliação do domicílio para inclusão em programas de home care: olhar do enfermeiro. Palestrante: Christiane Mariani Rodrigues Pereira – enfermeira auditora - Programa de Atenção Domiciliar da Sompo Saúde.
  • Famílias insuficientes para o cuidado: o familismo em debate. Palestrante: Fernanda Souza Lopes - assistente social - NADI – Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do ICHC/FMUSP; Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP.

Intervalo (12h30 às 14h)


Mesa Redonda III - O Público e o Privado nas intervenções em saúde: estratégias diferenciadas, objetivos comuns. (14h às 16h)

Coordenação: Alfredo Almeida Pina de Oliveira - enfermeiro - Hospital das Clínicas da FMUSP; professor UNIVERITAS-UNG e Centro Universitário de Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP).

Treinamento das equipes: estratégia para a garantia de qualidade no atendimento domiciliar.

  • Serviço Público. Palestrante: Soraya Rizzo – enfermeira – Assessora da área Técnica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo do Programa Melhor em Casa e Atenção Primária à Saúde; Teleconsultora pela plataforma Telessaúde da SMS para assuntos de estomaterapia.
  • Iniciativa Privada. Sabrina Fernandes – Administradora - Especialista em Administração Hospitalar - Gerente da Qualidade na Pronep - Home Care.

Apresentação de três trabalhos

ATIVIDADE IV– “A questão fundamental da arquitetura é resolver problemas.”
( Paulo Mendes da Rocha )

Palestra - Nutrição nas diferentes fases do Cuidado: dietas enterais industrializadas x artesanais. (09h às 10h)

Palestrante: Maria Carolina Gonçalves Dias – Nutricionista - Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Intervalo (10h às 10h30)


Grande Painel IV - Lesões de pele: prevenção e tratamento na Atenção Domiciliar. (10h30 às 12h30)

Coordenação: Maria Lúcia Bueno Garcia – médica – professora associada da Disciplina de Clínica Geral da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Prevenção e tratamento de feridas e pé diabético: a importância dos Cuidados interdisciplinares. Palestrante: Dr. Adriano Mehl - médico - Professor e Pesquisador em Novas Tecnologias para Prevenção e Tratamento de Feridas Agudas e Crônicas; Responsável pela Comissão de Integridade da Pele do Hospital Santa Cruz - Curitiba/PR.
  • O que o enfermeiro deve avaliar para a correta prescrição de curativos para lesões de pele de qualquer natureza. Palestrante: Soraia Rizzo - enfermeira – Assessora da área Técnica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo do Programa Melhor em Casa e Atenção Primária à Saúde; Teleconsultora pela plataforma Telesaúde da SMS para assuntos de estomaterapia.
  • Fisioterapia: cuidados no domicílio para prevenção e reabilitação de lesões de pele. Palestrante: Daniela Pacífico –fisioterapeuta – especializada na Atenção ao Idoso em Cuidados Paliativos.

Intervalo (12h30 às 14h)


Mesa Redonda IV - O Público e o Privado nas intervenções em saúde: Estratégias diferenciadas, objetivos comuns IV. (14h às 16h)

Coordenação: Venceslau Antonio Coelho - médico - Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HSL – Hospital Sírio Libanês.

Desospitalização - organizando a transição do paciente para o domicílio: aspectos a serem considerados.

  • Serviço Público. Palestrante: Naira Dutra Lemos - assistente social - Professora Afiliada da Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo. Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso e o Ambulatório para Cuidadores – UNIFESP.
  • Iniciativa Privada. Eduardo Dias – médico – Hospital Israelita Albert Einstein.

Apresentação de três trabalhos

ATIVIDADE V – “Cada um vem, escreve a sua história e vai embora. A vida é um sopro.”
( Oscar Niemeyer )

Palestra - Infância:Questões éticas diante da terminalidade da vida. (09h às 10h)

Palestrante: Silvia Maria de Macedo Barbosa – médica – diretora técnica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da FMUSP.

Intervalo (10h às 10h30)


Grande Painel V - Últimas horas de vida e os cuidados domiciliares: no que devo me atentar e como atuar. (10h30 às 12h30)

Coordenação: Keila Tomogo Higa Taniguchi – médica - NADI – Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do ICHC
  • Conhecimento e avaliação apurada da evolução clínica em diferentes diagnósticos: abordagens específicas. Palestrante: Toshio Chiba – médico - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo - ICESP.
  • Vias de administração de medicamentos de acordo com diferentes quadros clínicos. Palestrante: Solange Brícola – farmacêutica - Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; docente Universidade Presbiteriana Mackenzie.
  • Diferentes ambiências de cuidado: diferentes demandas familiares. Palestrante: Valmari Cristina Aranha – psicóloga - Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Universidade São Camilo.

Intervalo (12h30 às 14h)


Mesa Redonda V - O Público e o Privado nas intervenções em saúde: estratégias diferenciadas, objetivos comuns. (14h às 16h)

Cuidados Paliativos domiciliares e a concepção de morte digna: discussões necessárias sobre autonomia e mistanásia.

Coordenação: Guilherme de Abreu Pereira – médico – Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Hospital das Clínicas da FMUSP.
  • Serviço Público Gustavo Cassefo - médico – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo-ICESP e Hospital Samaritano.
  • Iniciativa Privada Maria Perez Soares D’Alessandro – médica - Coordenadora de cuidados paliativos da Amil.

Apresentação de três trabalhos



Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Prata

Patrocinadores Bronze

Patrocinador Revista

Apoio