Programação
Adilson Ferraz Paschoa Médico – Cirurgião-vascular corresponsável pelo Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo e Serviço Cirurgia Vascular do Hospital IGESP. Sócio titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular. Membro da International Society of Trombosis and Haemostasis.
Adriana Klein Terapeuta ocupacional - Doutoranda do programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da escola Politécnica da USP. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Especialista em Doenças Reumáticas, Terapia de mão e Doenças Neuromusculares pela UNIFESP. Especialista em Tecnologia Assistiva pela FMABC. Graduada em terapia ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).
Adriano Mehl Médico - Professor e Pesquisador em Novas Tecnologias para Prevenção e Tratamento de Feridas Agudas e Crônicas. Responsável pela Comissão de Integridade da Pele do Hospital Santa Cruz - Curitiba/PR. Membro da European Wound Management Association (EWMA), da Association for de Advancement of Wound Care (AAWCV/USA), da Tissue Viability Society (TVS/UK) e da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Professor Preceptor no curso de Geriatria na Fundação de Apoio e Valorização do Idoso – Curitiba/PR. Diretor Presidente do Núcleo de Apoio em educação Médica Continuada EIRELI (WCTG). Médico Consultor, Professor e Pesquisador de Novas tecnologias para Prevenção e Tratamento de Feridas Agudas e Crônicas.
Alfredo Almeida Pina de Oliveira Enfermeiro - Doutor em Ciências da Saúde e Mestre em Enfermagem em Saúde Coletiva pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Educador em Saúde Pública do Centro de Promoção da Saúde do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (CPS-HCFMUSP). Mestre Pleno da Faculdade Campo Limpo Paulista (FACCAMP). Consultor em Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças pela Conceito A - Educação em Saúde.
Amaro Nunes Duarte Neto Médico – Serviço de Emergência Clínica do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.
André Luiz Dresler Hovananian Médico – graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, Doutor pela Faculdade de Medicina da USP na Disciplina de Pneumologia, Médico da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio Libanês.
André Luiz Dresler Hovananian Médico - Médico formado pela Faculdade de Medicina da USP. Doutor pela Faculdade de Medicina da USP. Pneumologista e Intensivista do Hospital Sírio-Libanês.
André Minchillo Médico - Diretor Executivo Ideal Care. Membro da Diretoria do NEAD – Núcleo Nacional das Empresas de Atendimento Médico Domiciliar. Membro da Diretoria do SINESAD – Sindicato Nacional das Empresas de Atendimento Domiciliar à Saúde.
Angélica Massako Yamaguschi Médica - graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Especialista em Geriatria pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora Clínica do Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (NADI) – Hospital das Clínicas da FMUSP. Professora Colaboradora da Disciplina de Clínica Médica Geral e Propedêutica e Participante do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Ensino em Geriatria e Gerontologia (NAPEGG) – Hospital das Clínicas da FMUSP.
Bruno Alves Pinto Médico - Coordenador do Programa Melhor em Casa do Hospital Cidade Tiradentes OSS Santa Marcelina, Diretor Técnico do Recanto São Camilo – Unidade Granja Viana, MBA em Gestão em Saúde pela FGV, Participante do Programa Stanford Ignite Brazil – Stanford University
Carolina Lopes Guimarães fisioterapeuta – Especialista em Fisioterapia Respiratória Pediátrica e Neonatal pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenadora Nacional de Fisioterapia da Home Doctor e docente da Pós-Graduação do Hospital Israelita Albert Einstein
Carolina Luiza Barbieri Médica –especializada em pediatria e em infectologia pediátrica pelo Instituto da Criança/HC da FMUSP. Doutorado na área imunização e Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP. Atuação no Ambulatório de Especialidades em Pediatria do Hospital Sírio-Libanês e docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde Coletiva da Universidade Católica de Santos.
Cátia Sampaio Loureira Motta Médica – Gerente Médica Hospitalar doGrupo NotreDame & Intermédica. MBA em Big Data & Analytics (FIA). MBA em Economia e Gestão em Saúde (CPES/ Unifesp). Curso de Epidemiologia Hospitalar (FGV). Curso de Extensão em Controladoria e Finanças na Saúde (IBEMEC). Médica Ginecologista e Obstetra, Pós-Graduação em Obstetrícia (Universidade do Rio de Janeiro) e Escola de Medicina (Universidade Gama Filho).
Christiane Mariani Rodrigues Pereira Enfermeira auditora - Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de São Paulo - USP. MBA em Serviços de Saúde pela FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas. Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade São Luís. Especialista em Enfermagem Oncológica pela UNIP - Universidade Paulista. Pós-graduada em Auditoria pela Ellu Saúde. Pós-graduada em Cuidados Paliativos pela Universidade de El Salvador. Atuando como enfermeira auditora da equipe de gerenciamento da atenção domiciliar da AMS/Petrobras, por contrato com a Tecline.
Cláudia Fernandes Laham Psicóloga – Psicóloga do Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar (NADI) do HC-FMUSP. Especialista em Psicologia Hospitalar pelo HC-FMUSP. Mestre em Ciências pela FMUSP.
Dácio Damiani Médico - Médico pediatra, formado pela PUC SP, com pós-graduação em Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças. Atuante na área de home care há mais de 25 anos, gestor de operadoras de planos de saúde, hospitais e empresas de atenção domiciliar. Atualmente responsável pela área médica da Sompo Seguros Saúde.
Daniel Gomes Lichtenthäler Médico - Formado em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) em 2010, após ter completado uma primeira graduação em Ciências Moleculares (2002) e mestrado em Física (2007), todos pela USP. Residência médica em Clínica Médica (2011-2012) e em Geriatria (2013-2014), ambas pela Faculdade de Medicina da USP / Hospital das Clínicas FMUSP. Título da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia em 2015. Médico plantonista do pronto-socorro e membro do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein desde 2015. Médico preceptor da Residência de Clínica Geral da FMUSP em 2015. Membro da American Geriatrics Society desde 2015. “Research Fellow” na University of Auckland (Nova Zelândia) em 2017, participando do estudo “LiLACS-NZ”uma estudo epidemiológico que acompanha 937 idosos octagenários desde 2010 nos mais variados aspectos de sua saúde.
Daniel Meirelles Fernandes Pereira advogado –Bacharel em Direito, Advogado e Formação Executiva no Programa de Gestão Avançada – APG Amana Key. Diretor-adjunto da Agência nacional de Saúde Complementar (ANS), ocupou os cargos de Especialista em Regulação em Saúde Suplementar, Gerente de Assessoria Normativa, Coordenador de Assuntos Normativos e Institucionais e Coordenador de Ajuste de Conduta da Diretoria de Fiscalização da ANS.
Daniela Pacífico Homem de Abreu fisioterapeuta – Pós-graduada em Cuidados Paliativos através da Residência Multiprofissional de Atenção ao Idoso em Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP. Graduada em Bacharelado de Fisioterapia na Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.
Danielle Bivanco de Lima Médica – formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e pela FMUSP, Doutorado em Ciências Médicas pela FMUSP. Professora da Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP.
Denise Stefanoni Combinato Psicóloga – graduação em Psicologia (Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo) pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - UNESP/Bauru/SP (2001/2002), doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP/Botucatu/SP (2011) e pós-doutorado em Bioética (2015).
Dimitri Sales advogado - Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Professor da Graduação em Direito da Universidade Paulista. Professor Visitante da Faculdade de Derecho da Universidade de Buenos Aires. Ex-Coordenador de Políticas para a Diversidade Sexual do Estado de São Paulo. Membro do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo. Presidente do Instituto Latino Americano de Direitos Humanos.
Eduardo Dias Médico - graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília. Residência Médica em Clínica Médica e Geriatria pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós Graduação em Cuidados Paliativos no Instituto Pallium Latinoamerica – Buenos Aires Argentina. Médico do Serviço de Cuidados Paliativos e Suporte ao Paciente do Hospital Israelita Albert Einstein. Coordenador da Pós Graduação em Cuidados Paliativos do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein. Médico Responsável Técnico da Rede Humana Magna – Hospital de Retaguarda.
Eduardo Martins Zincone Médico – Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina – USP. Sócio fundador Área Training & Consulting
Fábio Campos Leonel Médico – Medico Geriatra titulado pela SBGG/AMB – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Médico Assistente do NADI – Núcleo de Atendimento Domiciliar Interdisciplinar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médico Assistente e Preceptor do Serviço de Clínica Médica do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE – IAMSPE). Médico Assistente do Grupo Amil – Equipe de Cuidados Paliativos.
Fabíola Marques advogada - Mestre e Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho da PUC-SP, nos cursos de graduação e pós-graduação. Ex-Presidente da Associação dos Advogados Trabalhista de São Paulo – AATSP. Ex-Presidente da Comissão Especial de Direito Material do Trabalho da OAB/SP. Ex-Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP nos mandatos de 2010/2012, 2013/2015 e 2016/2018. Membro efetivo da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia e da Comissão da Mulher advogada, no triênio 2016/2018. Membro do grupo de pesquisa Direito, Gênero e Igualdade da Faculdade de Direito da PUC/SP.
Fernanda Pretti Fisioterapeuta - Aprimoramento em fisioterapia em geriatria e gerontologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Especialização em Saúde Pública. Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo. Experiência em fisioterapia com ênfase em gerontologia e desenvolvimento de atividades em saúde coletiva no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e assistência domiciliar. Atualmente é fisioterapeuta do Ambulatório Médico de Especialidades – IDOSO na região oeste de São Paulo.
Fernanda Souza Lopes assistente social - NADI – Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do ICHC/FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP. Membro da equipe do Núcleo Técnico Científico em Cuidados Paliativos do HCFMUSP e do Programa de Cuidados Paliativos do ICESP. Especialização em Serviço Social em Hospital Geral do HCFMUSP. Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
Fernando Aith advogado – Professor Titular do Departamento de Política e Gestão da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP. Co-Diretor do Centro de Pesquisa em Direito Sanitário da USP. Professor Visitante da Université Paris Descartes - Paris 5 (2015-2017). Livre-Docente em Teoria Geral do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - FADUSP. Pós-Doutor em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade de Paris 2. Doutor em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP - FSP/USP. Mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela FADUSP. Estudos Aprofundados em Direito Médico e da Saúde pela Universidade de Paris 8. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da USP - FADUSP.
Flávia de Barros Azevedo Médica – Docente na Universidade Nove de julho da Medicina no Departamento de Assistência integral ao idoso. Assistente Medica no Departamento de Emergências do Hospital das Clinicas. Professora colaboradora da Universidade de São Paulo.
Flávia Ranieri arquiteta – Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Pós-graduação em Conforto Ambiental e Conservação de Energia pela USP. Designing Thinking da Service Prints. Pós-Graduação em Gerontologia pelo Hospital Albert Einstein. Diretora do Grou Studio R arquitetura.
Francisco Carlos Toro da Silva Psicólogo – Psicólogo Clínico e Hospitalar. Especialização Psicologia Hospitalar e da Saúde – PUC – SP. Formação em Psicossomática. Professor dos cursos de Pós-Graduação e Especialização em Psicologia Hospitalar da PUC GO – IEP AACG – Hospital Eduardo Jorge e da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática – SP. Experiências anteriores como docente em cursos de graduação e de pós-graduação: PUC-SP, PUC-BH, COGEAE-SP, CEPPS-SP e Faculdades de Guarulhos. Atuou como professor e supervisor da Liga de Psicossomática da FMUSP. Supervisor de Atendimento Psicológico Hospitalar, Domiciliar e de Psicoterapia individual de adultos. Co-fundador do Neppho – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Hospitalar. Idealizador e Coordenador do Projeto Jaçanã – Atendimento Psicológico Social da Paróquia São Benedito no bairro do Jaçanã – São Paulo.
Gislaine Ferreira Médica – Cardiologista. Médica Intensivista. Gestora da Assistência Domiciliar do Viver Bem e da UNIMED – Franca/SP.
Guilherme de Abreu Pereira Médico – formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Residência de Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Médico preceptor da Disciplina de Clínica Geral e propedêutica HCFMUSP.
Gustavo Cassefo Médico – Médico Geriatra pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, médico assistente da Equipe de Cuidados Paliativos do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – SP, e médico da Equipe de Suporte e Cuidados Paliativos do Hospital Samaritano de São Paulo.
Hassan Rahhal Médico – formado pela Universidade Federal Fluminense. Residência de Clínica Médica pelo HCFMUSP. Médico da disciplina de Emergências Clínicas do HCFMUSP. Médico Hospitalista do Hospital Sírio-Libanês. Voluntário na disciplina de Clínica Geral e Propedêutica.
Iolanda de Fátima Lopes Calvo Tibério Médica – Chefe do Laboratório de Terapêutica Experimental I – LIM20 do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Médica Assistente, Livre docente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e Professora colaboradora da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Departamento de Clínica Médica da Universidade de São Paulo.
Jacson Venâncio de Barros engenheiro – 27 anos de experiência em Health IT. Graduado em Engenharia Elétrica e Mestre em Ciências Médicas pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e, atualmente cursando o programa de Pós-Graduação senso estrito (doutorado) pelo Departamento de Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. CIO do Hospital das Clínicas da FMUSP e Fundação Faculdade de Medicina. Membro efetivo da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina-CFM. Presidente da Associação dos CIOS em Saúde.
Júlio César de Oliveira Médico - Médico Assistente da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica – HCFMUSP. Médico Assistente do Instituto do Câncer – ICESP. Coordenador do Programa de Residência Médica, 2008. Vice coordenador da Comissão de Provas de Residência Médica – 3º COREME-FMUSP, desde 2005. Responsável pelos Médicos Preceptores da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica, desde 2004. Corresponsável pelo Grupo Amarelo – Enfermaria, responsável pelo ACMG e pelo Ambulatório de Promoção de Saúde.
Laerte Honorato Borges Junior Fisioterapeuta - mestre e doutorando em Ciências da Saúde pela UFU. Especialista em Gestão Hospitalar pela UFU e Especialista em Apoio Institucional pela UNICAMP. Docente da Faculdade de Medicina – Departamento de Saúde Coletiva da UFU. Coordenador do SAD de Uberlândia.
Luciano Rodrigues de Oliveira Enfermeiro - Graduado em Enfermagem pela Universidade de Marília; Especialista em Enfermagem Gerontológica e Geriátrica – Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP e em Gerenciamento de Serviços de Enfermagem pela mesma Universidade. Mestrando na Universidade Federal de São Paulo - Escola Paulista de Enfermagem na Linha Gestão, Gerenciamento e Educação em Enfermagem e Saúde. Membro do Grupo. Atualmente é Enfermeiro do Hospital Sírio-Libanês – Responsável pelo Serviço de Desospitalização.
Letícia Andrade assistente social – graduada pela Faculdade Paulista de Serviço Social. Especialização em Serviço Social Médico pelo HCFMUSP. Mestrado, doutorado e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica – SP. Assistente Social da Divisão do Serviço Social Médico. Membro da Equipe do NADI – Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Hospital das Clínicas – FMUSP. Coordenadora do Centro de Ensino em Serviço Social Médico – DSSM/HCFMUSP.
Ligia Fidelis Ivanovic Médica – graduada em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP, Médica Assistente do Serviço de Clínica Geral e Hospital das Clínicas da FMUSP
Ligia Stungis Spedanieri assistente social - NADI – Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Instituto Central do Hospital das Cínicas/FMUSP, pós-graduada em Atenção Domiciliar pela UFSC
Luís Cláudio Rodrigues Marrochi Médico – Diretor Técnico da Saúde Care – Atenção Domiciliar. Chefe de Clínica Adjunto do Departamento de Medicina da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. MBA em Gerenciamento de Projetos – FGV Management. Presidente do NEAD – Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar. Professor convidado da Harvard School, of Public Health.
Marcela Rodrigues de Souza Duarte Enfermeira – Graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais, Pós-Graduada em Geriatria e Gerontologia pela UNIFESP, em docência pelo INTESP e MBA de Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Atua em Atenção Domiciliar, com experiência nos setores público e privado, e vivência tanto como contratante dos serviços (Operadora de Saúde) quanto como prestadora de serviços. Atualmente é Gerente Assistencial do Grupo Ideal Care, unidade São Paulo.
Marcelo Nobrega Litvoc Médico assistente da Enfermaria de Doenças Infecciosas e Ambulatório de Tuberculose da Divisão de Doenças Infecciosas e Parasitárias do HCFMUSP. Médico Assistente do Núcleo de Infectologia do Hospital Síro-Libanês . Atuação nos seguintes temas:Tuberculose, Infecção em Imunodeprimidos e Co-infecção HIV/TB
Marcos Boulos Médico – mestrado, doutorado e livre docência em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade de São Paulo. Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2006 a 2010), Professor titular do Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Maria Ângela Bianconcini Trindade Médica - Dermatologia na FM Botucatu, UNESP, Mestrado, Doutorado, Dermatologia, EP Medicina, UNIFESP. Divisão de Hansenologia e Dermatologia Sanitária, Instituto de Saúde, SES-SP. ImunoDermatologia, HCFMUSP. Há 40 anos assistência, ensino e pesquisa em hanseníase
Maria Aquimara Zambone Nutricionista - nutricionista do Núcleo de Atendimento Domiciliar Integrado (NADI), geriatria e cuidados paliativos do Hospital das Clinicas. Mestre em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP. Título de Gerontologia - Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Especialista em Nutrição Clínica. Especialista em Nutrição em gerontologia. Preceptora do programa de residência em Nutrição Clínica.
Maria Carolina Gonçalves Dias Nutricionista Chefe da Divisão de Nutrição e Dietética do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Coordenadora Administrativa da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional do Hospital das Clínicas (EMTN-HC). Mestre em Nutrição Humana pela USP. Especialista em Nutrição Parenteral e Enteral pela Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral (SBNPE), em Nutrição Clínica pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) e em Administração Hospitalar pelo Instituto de Pesquisas Hospitalares.Tutora da Residência de Nutrição Clínica em Gastroenterologia do ICHC-FMUSP.
Maria do Patrocínio Tenório Nunes Médica – Graduação em medicina pela Faculdade Medicina da Universidade de São Paulo – USP, Residência em Clínica Médica Geral pela FMUSP. Doutorado em Patologia pela Universidade São Paulo, Professora Associada da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica, do Departamento de Clínica Médica, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenadora da Subcomissão de Análise de Informações sobre Pacientes-SAIP-ICHC.
Maria Helena Sampaio Favarato Médica - Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (2006). Residência em Clínica Médica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Médica assistente da Disciplina de Clínica Geral e Propedêutica do Departamento de Clínica Médica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Maria Josefa Penon Rujula Médica –graduada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1975) e doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (2005). Atualmente é médica do Centro de Vigilância Epidemiológica( CVE) da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e médica epidemiologista da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Maria Lúcia Bueno Garcia Médica – Livre-Docente da Disciplina de Clínica Geral da FMUSP. Coordenadora do Grupo Amarelo da Enfermaria de Clínica Geral HCFMUSP. Representante livre docente na Congregação, Comissão de Graduação, CTA e GARH FMUSP. Coordenadora do Projeto Angola-Clínica Geral HCFMUSP. Professora colaboradora das Disciplinas de Neurofisiologia, Patologia, Propedêutica, Clínica Médica e Internato de Clínica Médica da FMUSP. Professora Orientadora de residentes de Clínica Geral HC FMUSP. Coordenadora da 2a opinião Formativa do MS- Telessaúde São Paulo da Disciplina de Telemedicina da FMUSP. Professora Colaboradora do curso de Telepatologia da Disciplina de Patologia para alunos de escolas médicas do Brasil. Orientadora de PG nas Áreas de Patologia e Ciências da Saúde da FMUSP. Coordenadora do Módulo Doenças Crônicas do Curso de Extensão em Promoção a Saúde da Disciplina de Clínica Geral FMUSP. Tutora da graduação FMUSP. Médica avaliadora de Residência Médica pela Comissão Nacional de Residência Médica.
Maria Perez Soares D’Alessandro MMédica – graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Realizou residência em Clínica Medica no Hospital das Clinicas da FMUSP e formação em Cuidados Paliativos na Harvard Medical School, Coordenadora de Cuidados Paliativos da Amil.
Maria Teresa Di Sessa Pandolfo Queiroga Ribeiro Assistente Social – Diretora da Divisão de Serviço Social Médico do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. Presidente da CPSS - Coordenadoria de Atividades do Serviço Social do Hospital das Clínicas (FMUSP).
Mariana Borges Dias Médica - especialista em Clínica Médica e Politicas Públicas informadas por evidencias, com áreas de atuação exclusiva no SUS em Atenção Básica, Urgências, gestão hospitalar. Atuante na Atenção Domiciliar há 20 anos, como médica de equipe, na gestão municipal e federal. Coordenadora geral da Atenção Domiciliar do Ministério de Saúde.
Martha Rejane Silva Augusto Enfermeira - graduada pela Universidade Federal da Paraíba. Licenciada pela Universidade Federal da Paraíba. Especializada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal da Paraíba. Pós-Graduada em Administração Hospitalar pela Universidade de Ribeirão Preto. Especializada Latu Sensu em Gestão Empresarial pela Universidade São Camilo. Título de Especialista em Gerenciamento em Enfermagem. MBA Executivo em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. MBA Gestão Estratégica de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas. Presidente da Sociedade Brasileira de Gerenciamento em Enfermagem. Consultora Técnica na área de Serviços Próprios da Unimed do Brasil.
Mônica Martins Trovo Enfermeira - mestre em enfermagem e doutora em ciências pela Escola de Enfermagem da USP. Especialista em Cuidados Paliativos pela Pallium Latinoamerica - Universidad del Salvador. Atuou como enfermeira no Hospital Universitário da USP, atualmente é docente na Universidade São Judas Tadeu e membro da equipe multiprofissional de cuidados paliativos da Casa do Cuidar. Foi membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Comunicação em Enfermagem por 15 anos, desenvolvendo pesquisas em Comunicação Interpessoal e em Cuidados Paliativos. Validou o Programa de Capacitação em Comunicação que desenvolveu para profissionais de saúde paliativistas e ministra palestras e aulas de pós-graduação sobre a temática. Produção científica com destaque nos seguintes temas: cuidados paliativos, morte, comunicação, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, humanização e terapia intensiva.
Naira Dutra Lemos Assistente social - assistente social da disciplina de Geriatria E Gerontologia/UNIFESP. Doutora em Ciências da Saúde/UNIFESP. Especialista em Gerontologia pela SBGG. Coordenadora do PADI/Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso/UNIFESP.
Naira Hossepian Salles de Lima Hojaij Médica - graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Residência em Geriatria e Gerontologia pelo Hospital das Clínicas da FMUSP. Atualmente é médica assistente do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, onde atua em assistência, ensino e pesquisa.
Naira Hossepian Salles de Lima Hojaij Médica - Assistente do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Pós-Graduada em Ciências Médicas pela FMUSP.
Néria Invernizzi Silveira Enfermeira – Especialização em Estomaterapia pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo – EEUSP; especialista em estomaterapia pela TiSOBESP e coordenadora do curso de especialização em estomaterapia da Universidade de Campinas – UNICAMP.
Paula Cristina Poço Médica – graduada em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médica Assistente do Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Reynaldo Mapelli Junior advogado - Promotor de Justiça do Estado de São Paulo. Promotor de Justiça Assessor da ESMP (Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo). Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). Foi Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Saúde de São Paulo. Integrou a Câmara Técnica do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde) e a COPEDS (Comissão Permanente de Defesa da Saúde, do CNPG – Conselho Nacional de Procuradores Gerais dos Ministérios Públicos).
Rodrigo Luz de Araújo Psicólogo - integrante do Laboratório de Tanatologia do IPUB/UFRJ. Pesquisa Saúde Mental e Espiritualidade ao Fim da Vida e nos Cuidados Paliativos, com a Dignity Therapy e a Meaning Centered Psychoterapy. Diretor Presidente da Associação Elisabeth Kübler-Ross, e diretor do capítulo brasileiro da Elisabeth Kübler-Ross Foundation. Site: www.ekrbrasil.com.
Rogério Adas Ayres de Oliveira Médico Neurologista, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia. Mestre em Medicina e Doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Rogério Adriano Abe Fisioterapeuta - Divisão de Fisioterapia do Instituto Central do HCFMUSP, Gestor do Curso de Especialização de Fisioterapia em Cuidados Paliativos, Supervisor da Fisioterapia no Programa de Residência em Saúde do Idoso em Cuidados Paliativos do Núcleo de Cuidados Paliativos do HCFMUSP (COREMU-USP).
Rogério Silicani Ribeiro Médico – graduado Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM - UNIFESP) e residência médica concluída na mesma Instituição. Mestrado e Doutorado na Disciplina de Endocrinologia na Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, MBA em Gestão em Saúde no Insper, Curso de Postgrado en Gestión Hospitalaria na Barcelona School of Management - Universidad Pompeu Fabra; Membro do corpo clínico e coordenador do Programa de Diabetes do Hospital Israelita Albert Einstein .
Sabrina Fernandes Administradora - Especialista em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo e em Qualidade em Saúde pela PUC-RJ. Atua há 16 anos na área da saúde (Hospitais e Home Care), sendo 11 deles com foco na área da Qualidade. Atualmente está como Gerente da Qualidade na Pronep - Home Care.
Silvia Maria de Macedo Barbosa Médica – graduada em Medicina pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Medicina - área Patologia pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Diretora Técnica de Serviço de Saúde da Diretoria Executiva do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Terapêutica da Dor e Cuidados Paliativos.
Solange Brícola Farmacêutica – Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP. Curso Intensivo em Cuidados Paliativos pela Pallium Latinoamérica. Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar. Coordenadora da Farmácia Clínica do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Cínicas/FMUSP e docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Coordenadora da Comissão de Farmácia Clínica do CRF – SP.
Soraya Rizzo Enfermeira – Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de São Paulo. Curso de Especialização em Enfermagem em Estomaterapia pela Universidade de Taubaté. Atuando no tratamento de feridas e atendimento domiciliar desde 1998. Implantou o PROGRAMA PROIBIDO FERIDAS Na Secretaria Municipal da Saúde de 2000 até 2013. Enfermeira da Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Enfermeira do Grupo Assessor de controle e combate a hanseníase pela Secretaria de Estado da Saúde no município de São Paulo desde 2007 até o momento. Enfermeira Assessora técnica do Programa Melhor em Casa da Secretaria da Saúde, Atenção Primária a Saúde de 2015 até o momento. Enfermeira Tele consultora da Área Técnica do Melhor em Casa e de assuntos de Estomaterapia pela plataforma Telessaúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo de 2015 até o momento. Secretária e membro efetivo da Seção São Paulo SOBEST de 2015 até o momento.
Suzimara Tertuliano de Oliveira Enfermeira - Habilitação Médico-Cirúrgico pela Uniararas. Licenciatura pela UNIARARAS. Sócia fundadora da Empresa Suzimara &Sarahyba. Consultora em Medicina Laboratorial. Integrante do comitê de qualidade da SBPC/ML. Green Belt Lean Seis Sigma. Experiência por 30 anos como Gestora de Enfermagem da Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas FMUSP, Coordenadora de Enfermagem do Laboratório do Inst. Câncer-SP (ICESP). Auditora em Sistemas de Gestão da Qualidade: ISO 9001: 2008, ISO 14001: 2004, OHSAS 18001:2007, Organização Nacie Acreditação (ONA). Joint Commission International (JCI), Programa de Acreditação em Laboratório Clinico (PALC), Programa de Acreditação do College of American Pathologists (CAP). Consultora para projetos em Patologia Clínica, Gestão Laboratorial e Gestão da Qualidade.
Toshio Chiba Médico – graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP. Doutorado pela FMUSP, Geriatria pelo Hospital das Clínicas da FMUSP e AMB/SBGG. Titular da área de atuação em Medicina Paliativa pela AMB/SBGG. Chefe da equipe de Cuidados Paliativos do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.
Valmari Cristina Aranha Psicóloga - Psicóloga do Serviço de Geriatria do ICHC-FMUSP. Especialista em Gerontologia pela SBGG. Mestre em Saúde Pública – Faculdade de Saúde Pública da USP, docente da Universidade São Camilo.
Venceslau Antônio Coelho Médico - Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, HSL – Hospital Sírio Libanês.
Vinicius Pafume Fisioterapeuta - Coordenador SAD/HCU/UFU Responsável pelo projeto de desospitalização da SMS. Especialista UTI Pediátrica e Neonatal – COFFITO. Especialista UTI Adulto - COFFITO Especialista em Fisioterapia Hospitalar – UNIUBE. Especialista em gestão SUS – Hospital Sírio Libanês Mestre em Ciências da saúde/FAMED/UFU.
Walter José Minicucci Médico - Assistente da disciplina de Endocrinologia da Unicamp, professor convidado do Departamento de Pediatria Disciplina de Endocrinologia Pediátrica/Diabetes.
Wilson Jacob Filho Médico – Professor Livre Docente da Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP; Coordenador Geral do Núcleo de Atendimento Domiciliar do HC-FMUSP, Coordenador do Hospital Dia do ICHC-FMUSP, Diretor do Serviço de Geriatria do HC-FMUSP, , Especialista em Gerontologia pela SBGG.
Oficinas e Pré-congresso – Sexta-feira - 08 de novembro de 2019
Desde 2018 os cursos pré-congresso são apresentados na forma de OFICINAS TEMÁTICAS com o intuito de proporcionar ao participante a vivência in loco do assunto proposto, por meio de atividades práticas. As atividades serão desenvolvidas por profissionais de reconhecida expertise, propiciando aos participantes a aquisição de conhecimentos mediante experiências que vão além da abordagem tradicional. Algumas oficinas se complementarão nos espaços simulados para tal fim “casa Ciad 2019”.
Oficina I - (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)
Hipodermóclise - como fazer:
(amplie o conhecimento adquirido nesta atividade participando do espaço simulado). Hipodermóclise consiste na administração de fluídos por via subcutânea, técnica fundamental para a reposição hidroeletrolítica e terapia medicamentosa em pessoas idosas, pacientes com impossibilidade de ingestão oral e/ou acesso venoso, especialmente em cuidados paliativos no contexto da atenção domiciliar.
Responsável: Profª. Dra. Mônica Martins Trovo de Araujo – enfermeira, mestre e doutora pela EEUSP, especialista em Cuidados Paliativos pelo Pallium Latinamérica, docente da Universidade São Judas.
Oficina II
Gastrostomia endoscópica: indicação, riscos e cuidados.
(amplie o conhecimento adquirido nesta atividade participando do espaço simulado). Os benefícios da GEP - Gastrostomia Endoscópica Percutânea podem ser aferidos pelos resultados em crianças e adultos, que apresentam dificuldades com a ingestão de alimentos pela via oral, constituindo-se, também, como uma alternativa para a infusão de alguns medicamentos. Será demonstrado como se realiza o procedimento e quais são os principais cuidados.
Responsável: Dr. Edson Ide – médico – mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, supervisor do Serviço Endoscopia Gastrointestinal do Hospital das Clinicas da Faculdade da FMUSP
Oficina III - (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)
AMAC – Ambulatório Multidisciplinar de Assistência ao Cuidador: porque e como montar.
Na edição anterior do CIAD foi realizado o “Curso para cuidadores de pacientes em Atenção Domiciliar - como montar”, que teve como objetivo demonstrar como se organiza o curso para a capacitação de cuidadores leigos, a fim de garantir o cuidado adequado ao paciente. Desta feita, o objetivo é demonstrar como se organiza um ambulatório de assistência ao próprio cuidador, com o intuito contribuir para o autocuidado e a melhora da sua qualidade de vida.
Responsáveis:
Fábio Campos Leonel – médico geriatra pela AMB e SBGG, médico assistente do NADI – Hospital das Clínicas/FMUSP;
Claudia Fernandes Laham – psicóloga com mestrado pela Faculdade de Medicina da USP, psicóloga do NADI do Hospital das Clínicas/FMUSP;
Dayane Soares Daniel - assistente social com especialização no Hospital das Clínicas Paulo/FMUSP , Assistente Social Centro de Referência do Idoso – CRI Zona Norte.
Oficina IV - (INSCRIÇÕES ENCERRADAS)
O paciente como mestre do cuidado: o legado de Elisabeth Kübler- Ross para os nossos dias.
Elisabeth Kübler- Ross foi uma médica psiquiatra suíça, radicada nos Estados Unidos, uma das pioneiras do movimento de Tanatologia e Cuidados Paliativos globalmente. Nessa oficina conheceremos o seu legado histórico, assim como o método de ensino que colocou o paciente no centro do debate, a fim de tê-lo como um mestre do cuidado. Essa oficina é oferecida em parceira com a Elisabeth Kübler- Ross Foundation
Responsável: Rodrigo Luz de Araujo - psicólogo do IPUB-Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro -FRJ e Diretor Presidente da Associação Elisabeth Kübler- Ross Foundation.
Pré-curso Setor Privado
Perspectivas e desafios da Assistência Domiciliar no Setor Privado: uma discussão necessária.
O debate sobre as possibilidades da assistência domiciliar se tornar, cada vez mais, uma complementação de atenção à saúde vem ganhando espaço e importância nos dias atuais, principalmente, diante das doenças crônicas próprias do envelhecimento. São os idosos, em sua maioria, os pacientes assistidos em domicílio. É para esta população em constante crescimento que novas estratégias devem ser implementadas. Um planejamento que leve em consideração dados demográficos e a incorporação de novas tecnologias.
Debatedores:
André Luis Cortez Minchillo – médico – vice- presidente do Grupo Ideal Care;
Ari Bolonhezi – médico – sócio-diretor da Home Doctor Brasil;
Dácio Damiani – médico – diretor do Newcare Group;
Dra. Sheila Silveira Siao Lopes – médica – diretora da Captamed Cuidados Continuados Ltda.
Congresso - Sexta-feira – 08 de novembro de 2019
ATIVIDADE I – “É porque vivemos de fato entre e na passagem de um grupo social para outro que podemos sentir (...) a transformação do espaço como elemento socialmente importante”.
(DaMatta, 1997)
Grande Painel - Hospital x Domicílio: possibilidades e limites de práticas diferenciadas.
Coordenação: Flavia de Barros Azevedo – médica – Serviço de Emergência Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
• Avaliação na pré-alta hospitalar: aspectos a serem considerados para o encaminhamento à assistência domiciliar.
Palestrante: Luiz Claudio Marrochi – médico - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, Diretor Presidente do Nead – Núcleo das Empresas de Assistência Domiciliar e Diretor Técnico da Saúde Care.
• Possibilidades e limites no atendimento domiciliar aos pacientes em cuidados prolongados.
Palestrante: Dr. Hercílio Hoepfner Júnior - médico - Especialista em Geriatria; Coordenador do SAD da Unimed Joinville SC; Preceptor na Residência de Clínica Médica do Hospital Municipal São José em Joinville SC.
Discussão
Intervalo (16 às 16h30)
Mesa Redonda - Adaptação em AD: a combinação entre criatividade e técnica.
Coordenação: Eduardo Martins Zincone – médico – Serviço de Emergência Clínica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
• Como adaptar o domicílio e treinar a família para receber paciente em ventilação mecânica
Palestrante: Laerte Honorato Borges – fisioterapeuta - Especialista em Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva, Mestre e Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Foi Coordenador do Programa Melhor em Casa de Uberlândia MG por 17 anos.
• Ventilação mecânica invasiva: a importância da equipe interdisciplinar na assistência integral ao paciente.
Palestrante: Heloísa Amaral Gaspar – médica – doutorado em ciências pela Faculdade de Medicina da USP, intensivista do Hospital Albert Einstein, Gerente da Home Doctor.
• Ventilação mecânica não invasiva – e outras modalidades de reabilitação respiratória para neuropatas graves.
Palestrante: Wagner Lopes da Silva – fisioterapeuta – Instituto de Reabilitação Lucy Montoro – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina-USP.
Discussão – mediador
Coquetel - lançamento de publicações (18h30).
ATIVIDADE II – “Ser cidadão (e indivíduo) é algo que se aprende, e é algo demarcado por expectativas de comportamentos singulares.”
(DaMatta, 1997)
Grande Painel II - Assistência Domiciliar: observação atenta sobre informações, registros, documentos x aspectos legais.
Coordenação: Maria Lúcia Bueno Garcia – médica – Professora Associada da Disciplina de Clínica Geral da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo USP.
• Informações clínicas sobre paciente: cautela na veiculação por meio de mídias digitais.
Palestrante: Renato Marcos Endrezzi Sabbatini – biomédico e professor universitário de bioética, segurança da informação e confidencialidade da UFP e Escola Bahiana de Medicina; presidente e pesquisador docente do Instituto Edumed para Educação em Medicina e saúde.
• Pacientes em Cuidados Paliativos: clareza quanto à legalidade e finalidade de documentos solicitados à equipe multiprofissional.
Palestrante: Letícia Andrade – Assistente Social – NADI - Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Discussão
Intervalo (das 16h às 16h30)
Mesa Redonda – Adaptação em AD: a combinação entre criatividade e técnica.
Coordenação: Luciano Rodrigues de Oliveira – enfermeiro - Mestre em Ciências da Saúde – UNIFESP. Experiência como responsável pelo Serviço de Desospitalização do Hospital Sírio Libanês. Atualmente é Diretor Executivo da LRO – Consultoria e Assessoria em Serviços de Desospitalização e Transição de Cuidados.
• Importância do planejamento adequado pela equipe interdisciplinar da visita domiciliar: atenção à especificidade de cada caso.
Palestrante: Paula Rossi - médica - EMAD “Programa Melhor em Casa” Hospital Vereador José Storopolli - SPDM
• Dose unitária de medicamentos para pacientes especiais
Palestrante: Bruna S. Fernandes da Costa – farmacêutica – Clínica do Ambulatório de Anticoagulação Oral da Disciplina de Clínica Médica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
• Alterações na fala por problemas neurológicos – como adequar à comunicação.
Palestrante: Adriana Leico Oda – fonoaudióloga – atuando em motricidade oral, deglutição, disfagia, voz e fala, disartria, linguagem e comunicação, relacionadas à Neurologia e à Gerontologia. Sócia da Neuroqualis – Clínica de Ensino e Pesquisa.
Discussão – mediador
Coquetel - lançamento de publicações (18h30).
ATIVIDADE III – “Dialogar é relacionar, é criar um espaço ambíguo, tanto mais assim quanto mais distante estiverem às categorias entre si.”
(DaMatta, 1997)
Grande Painel - A atenção necessária aos profissionais da saúde.
Coordenação:
• Contratação e treinamento de profissionais de enfermagem: aspectos a serem considerados
Palestrante: Luiza Watanabe Dal Bem – enfermeira - Membro do Conselho de Administração do Grupo Dal Ben & Sênior Care, Membro do Grupo de Estudos e Desospitalização da SES-SP, Docente pós graduação da FECS, Consultora em Cuidados de Transição, Atenção Domiciliar e Segurança do Paciente, Membro da REBRAENSP.
• Inteligência emocional e relacional no trabalho em equipe interdisciplinar
Palestrante: Mônica Martins Trovo – enfermeira – Doutora em Ciência pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo/USP; Especialista em Cuidados Paliativos e docente da Universidade São Judas Tadeu.
Discussão
Intervalo (das 16h às 16h30)
Mesa Redonda - Canais de comunicação eficazes em Atenção Domiciliar.
Coordenação: Ligia Fidelis Ivanovic – médica assistente – Serviço de Clínica Geral e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
• Reunião de família de paciente idoso: simples protocolo ou intervenção eficaz?
Palestrante: Sandra Rabello – assistente social – Coordenadora de Projetos de Extensão da UnATI/EURJ; Professora convidada do curso de Pós Graduação em Gerontologia da Universidade Veiga de Almeida; Professora do curso de Cuidadores de Idosos da ABRAZ/RJ
• Psicoterapia domiciliar: driblando os limites do espaço do outro
Palestrante: Francisco Carlos Toro da Silva – psicólogo – Docente do NEPPHO – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Hospitalar da PUC/SP.
• Ambulatório de cuidadores: a escuta como estratégia de cuidados
Palestrante: Claudia Fernandes Laham – psicóloga – NADI – Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Discussão – mediador
Coquetel - lançamento de publicações (18h30).
ATIVIDADE IV – “O feminino assume um aspecto relacional básico na estrutura ideológica brasileira.”
(DaMatta, 1997)
Grande Painel - Feminização: zelo e cuidado.
Coordenação: Maria Helena Sampaio Favarato – médica assistente – Serviço de Clínica Médica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
• Cuidado domiciliar à parturiente jovem: treinamento e incentivo à amamentação e outros cuidados com o bebê.
Palestrante: Erdnaxela Fernandes do Carmo Souza - enfermeira - Docente do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Guarulhos. Enfermeira Obstetra do Hospital Samaritano de São Paulo. Supervisora de Enfermagem da CRON - Central de Regulação Obstétrica e Neonatal do Município de São Paulo.
• Assistência Ventilatória aos pacientes pediátricos: atenção à mãe cuidadora.
Palestrante: Milton Hanashiro – médico assistente - Hospital Auxiliar de Suzano do Hospital das Clínicas FMUSP. Mestre em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Discussão
Intervalo (das 16h às 16h30)
Mesa Redonda - Assistência domiciliar e cuidados: ausências
Coordenação: Felipe Vecchi – médico – Assistente do Hospital-Dia Geriátrico do HCFMUSP, Médico Assistente da Enfermaria de Clínica Médica do IAMSPE e Médico Diarista do Hospice e Unidade de Transição Clínica Sainte Marie.
• Idosos com indicação para Atenção Domiciliar: como viabilizar o atendimento.
Palestrante: Naira Dutra Lemos – assistente social – Professora afiliada da disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo. Programa de Assistência Domiciliar ao Idoso e o Ambulatório para Cuidadores – UNIFESP.
• Assistência domiciliar privada no cuidado ao paciente: quando a família se recusa a assumir a responsabilidade.
Palestrante: Christiane Mariani Rodrigues – enfermeira - Auditora do Programa de Assistência Domiciliar da Sompo Seguros Saúde.
• Idosos em estado de abandono: quem protege?
Palestrante: Dimitri Nascimento Sales – advogado – Doutor em Direito, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; Professor de Direito da Universidade Paulista; Professor Visitante da Faculdade de Derecho da Universidade de Buenos Aires.
Discussão – mediador
Coquetel - lançamento de publicações (18h30).
Atividade V - “Não posso transformar a casa na rua e a rua na casa impunemente. Há regras para isso.” (DaMatta,1997)
Grande Painel - Adaptações técnicas necessárias ao cuidado domiciliar.
Coordenação: Guilherme de Abreu Pereira – médico – Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
• Indicações técnicas de Catéter Central de Inserção Periférica - PICC: quando e por que indicar.
Palestrante: Dafna Maida Pardo – enfermeira – Especialista em Acesso Vascular do Hospital Sírio Libanês; Enfermeira de Urgência e Emergência.
• Terapia nutricional parenteral: adaptações no domicílio.
Palestrante: Maria de Lourdes Teixeira da Silva – médica – Coordenadora da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional/EMTN hospital Beneficência Portuguesa e BP Mirante; Diretora do Ganep.
Discussão
Intervalo (das 16h às 16h30)
Mesa Redonda - Controle da dor e outros sintomas: alternativas possíveis.
Coordenação: Julio Cesar de Oliveira – médico – Serviço de Clínica Médica Geral do Hospital das Clínicas da FMUSP e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo – ICESP.
• Cateter peridural – indicações e cuidados
Palestrante: Aquila Lopes Gouvea - enfermeira – Equipe de Controle de Dor do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP; doutoranda pela FMUSP.
• Acupuntura domiciliar é uma possibilidade?
Palestrante: Angélica Massako Yamaguchi - médica – NADI – Núcleo de Assistência domiciliar Interdisciplinar do ICHCFMUSP.
• Laser em odontologia no alívio afecções bucal.
Palestrante: Andrea Tomassian – cirurgiã dentista – Pós-graduanda na faculdade israelita Albert Einstein. Habilitada em Terapia Fotodinâmica e Laser terapia pelo REO.
Discussão – mediador
Coquetel - lançamento de publicações (18h30).
Congresso - Sábado – 09 de novembro de 2019
Simpósio Satélite: BIODELTA”
Tema : “Objetivos e equipamentos para reabilitação com exercícios resistidos em domicílio.”
- Palestrantes:
Prof. Dr. José Maria Santarém Sobrinho – médico – graduado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, doutorado em medicina pela FMUSP, especialista em Fisiatria e Reumatologia pela AMB.
Simpósio Satélite: TENA”
Tema : “Boas Práticas no Gerenciamento da Incontinência Urinária”
- Palestrantes:
Maria Alice Lellis - Enfermeira - graduada pela Escola Paulista de Medicina, Mestrado em Fundamentos de Enfermagem pela USP Doutorado em Ciências da Saúde pela UNIFESP.
ATIVIDADE I – “Sem entender a sociedade com suas redes de relações sociais e valores, não se pode interpretar como o espaço é concebido.”
(DaMatta, 1997)
Palestra - Melhor em Casa: Panorama Brasileiro
Palestrante: Mariana Borges Dias - médica – coordenadora Geral da Atenção domiciliar do Ministério da Saúde.
Grande Painel - Internação domiciliar: diferentes vivências.
Coordenação: Andrey Socolovithc - médico – Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP.
• Atendimento interdisciplinar ao paciente crônico: evitando reinternações.
Palestrante: Bruno Alves Pinto - médico coordenador do Programa Melhor em
Casa do Hospital Cidade Tiradentes OSS Santa Marcelina, Diretor Técnico do
Recanto São Camilo – Unidade Granja Viana.
• Avaliação e conduta preventivas em fonoaudiologia: ações complementares na assistência domiciliar
Palestrante: Ana Márcia Vasconcelos - fonoaudióloga – Mestre em linguística aplicada aos estudos da linguagem da linguagem – PUC/LAEL, pós-graduanda em Disfagia e Cuidados Paliativos e Especialização em Terapia de casais e de família.
Intervalo: (12h30 às 14h)
Mesa Redonda - Adaptando o domicílio para os cuidados (14h às 16h)
Coordenação: Venceslau Antonio Coelho - médico – Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP; HSL/Hospital Sírio Libanês.
• Espaço domiciliar equipado e adaptado: preservando a capacidade funcional e a qualidade de vida no envelhecimento.
Palestrante: Chao Lung Wen – médico – Professor Associado da Faculdade de Medicina da USP, Chefe da Disciplina de Telemedicina Líder do Grupo de Pesquisa USP em Telemedicina, Tecnologias Educacionais e eHealth no CNPq/MCTIC.
• Como trabalhar a aceitação das pessoas e das famílias diante das alterações e doenças comuns no envelhecimento.
Palestrante: Luma Carolina Câmara Gradim –TO – Doutoranda pela Escola Politécnica da USP; Membro do grupo de pesquisa em Tecnologia Assistiva do Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas – CITI/USP.
Apresentação oral de três trabalhos – Tema livre (16h às 16h45)
Intervalo: (16h45 às 17h30)
Encerramento e Premiação: (17h30 às 18h30)
ATIVIDADE II – “Somos mestres da transição equilibrada e da conciliação.”
(DaMatta, 1997)
Palestra - Inclusão dos Cuidados Paliativos na Atenção Domiciliar: desafios morais, éticos e operacionais.
Palestrante: Claudia Burlá - médica geriátrica – Membro das Câmaras Técnicas de Cuidados Paliativos e de Geriatria do Conselho Federal de Medicina; membro efetivo do Fórum Permanente de Biodireito, bioética e Gerontologia da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro e membro titular da Academia de Medicina do Rio de Janeiro.
Intervalo: (10h às 10h30)
Grande Painel - Assistência domiciliar: vivências junto aos diferentes perfis de pacientes.
Coordenação: Camila Merida Carrillo - cirurgiã dentista – NADI – Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Hospital das Clínicas da FMUSP. Hospital do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer – GRAACC.
• Pacientes pediátricos oncológicos em cuidados paliativos no domicílio: peculiariedades.
Palestrante: Ana Paula dos Santos - médica - Diretora responsável Unidade de Tratamento da Dor e Cuidados Paliativos Infantis.
• Adolescentes com doenças neurodegenerativas de longa data: desafios quanto à perspectiva de futuro.
Palestrante: Maria Bernadete Resende – médica assistente do Departamento de Neurologia e membro do Grupo de Doenças Neuromusculares e responsável pelo Ambulatório de Distrofia Muscular do Hospital das Clínicas das Clínicas da FMUSP.
Intervalo: (12h30 às 14h)
Mesa Redonda - Morte em domicílio: aspectos operacionais éticos e legais.
• Quando há contraindicação do falecimento ocorrer em domicílio: aspectos clínicos.
Palestrante: Angélica Massako Yamaguchi- médica coordenada clínica do NADI – Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Hospital das Clínicas da FMUSP.
• Aspectos legais a serem considerados quando a morte ocorrer em domicílio: atenção especial na emissão do Atestado de Óbito.
Palestrante: Maria Rosana Bessner Panachão- médica sanitarista - Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo desde 2005 no Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade (PRO-AIM), sendo gerente de Equipe no período de 2009 a 2019.
Apresentação oral de três trabalhos – Tema livre (16h às 16h45)
Intervalo: (16h45 às 17h30)
Encerramento e Premiação: (17h30 às 18h30)
ATIVIDADE III – “Há uma nação brasileira que opera fundada nos seus cidadãos e uma sociedade brasileira que funciona fundada nas mediações tradicionais.”
(DaMatta, 1997)
Palestra - Quando a indicação de práticas integrativas e complementares pode ser proposta ao paciente em domicílio?
Palestrante: Emílio Telesi Júnior-médico – Sanitarista Atualmente responde pela área técnica das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Departamento da Atenção Básica, Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo.
Intervalo(10h às10h30)
Grande Painel - Projeto Terapêutico Singular: uma estratégia de atendimento
Coordenação: Paula Cristina Eiras Poço - médica – Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP.
• Quais os aspectos a serem considerados sobre o contexto e a pessoa a ser atendida em domicílio.
Palestrante: Letícia Andrade - Assistente Social – NADI - Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP.
• Participação da família na construção e no cumprimento do Projeto Terapêutico Singular
Palestrante: Soraia Rizzo - enfermeira – Assessora da Área Técnica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo do Programa Melhor em Casa e Atenção Primária à Saúde; Teleconsultora pela plataforma Telesaúde da SMS para assuntos de estomaterapia.
Intervalo(12h30 às 14h)
Mesa Redonda - Ações que podem ser desenvolvidas para alta da assistência domiciliar.
Coordenação: Viviane Duarte Correia - assistente social – Instituto de Medicina Física e Reabilitação - Rede de Reabilitação Lucy Montoro do HCFMUSP.
• A importância da avaliação da demanda clínica na efetivação da alta da AD: garantindo a continuidade do tratamento.
Palestrante: Fábio Campos Leonel- médico geriatra pela AMB e SBGG, médico assistente do NADI – Hospital das Clínicas/FMUSP;– NADI – Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Hospital das Clínicas da FMUSP.
• Participação da equipe interdisciplinar no planejamento da alta: ações complementares com a rede de serviços
Palestrante: Aliciana Ramos - Assistente Social – NADI – Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Apresentação oral de três trabalhos – tema livre (16h às 16h45)
Intervalo (16h45 às 17h30)
Encerramento e Premiação (17h30 às 18h30)
ATIVIDADE IV – “Na realidade brasileira, “a mulher é básica, porque permite relacionar e, quase sempre, sintetizar antagonismos e conciliar opostos”
(DaMatta, 1997)
Palestra - A feminização da velhice, da dependência e do cuidado: implicações na realidade brasileira.
Palestrante: Wilson Jacob Filho - médico – Professor Livre Docente da Disciplina de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP; Coordenador Geral do NADI - Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do HC-FMUSP.
Intervalo (10h às 10h30)
Grande Painel - O cuidado como cotidiano.
Coordenação: Maria Teresa Di Sessa Queiroga Ribeiro - assistente Social – Divisão de Serviço Social do Instituto Central do HCFMUSP.
• Desconstrução da identidade: a demência como fator desencadeador de estresse e sofrimento no cuidador familiar.
Palestrante: Fabiana Satiro de Souza – pedagoga – Especialista em Gerontologia, 50maisativo, Assessoria em atividades para pessoas com mais de 50 anos.
• Risco de depressão em cuidadores idosos.
Palestrante: Fábio Campos Leonel - médico – NADI – Núcleo de Assistência Domiciliar Interdisciplinar do Hospital das Clínicas da FMUSP.
Intervalo: (12h30 às 14h)
Mesa Redonda – A “ausência” do paciente como pessoa na atenção domiciliar.
• Ausência de vínculo: a compreensão necessária sobre a construção das relações familiares.
Coordenação: Silvia Takarashi - médica - Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da
Faculdade de Medicina da USP
• Luto complicado: o sofrimento de quem cuidou
Palestrante: Juliana Santos Batista – psicóloga.
Apresentação oral de três trabalhos – Tema livre (16h às 16h45)
Intervalo: (16h45 às 17h30)
Encerramento e Premiação: (17h30 às 18h30)
ATIVIDADE V – “As sociedades relacionais têm muitos códigos de comportamento operando simultaneamente. Só que eles não estão competindo, mas são complementares entre si.”
(DaMatta, 1997)
Palestra - Redes de atenção em saúde e a inserção dos serviços de Atenção Domiciliar.
Palestrante: Luciana Guimarães Nunes de Paula – médica – Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Campinas, ex-consultora técnica da Coordenação Geral de Atenção Domiciliar do Ministério da Saúde, Professora da Universidade Federal de Sergipe – EFS.
Grande Painel - O caráter complementar da Atenção Domiciliar à internação hospitalar.
Coordenação: Rogério Adriano Abe – fisioterapeuta – Tutor no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso em Cuidados Paliativos do Núcleo Técnico e Científico de Cuidados paliativos da divisão de Fisioterapia do ICHCFMUSP, fisioterapeuta paliativista consultor do Grupo ASAS Consulting.
• Tratamento das infecções crônicas em ortopedia: o equilíbrio entre as diretrizes clínicas e as possibilidades no domicílio.
Palestrante: Priscila Rosalba de Oliveira – Médica assistente do Serviço de Infecção do IOT-HCFMUSP e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital AACD. Membro do grupo autor das Diretrizes Brasileiras para Terapia Antimicrobiana Parenteral Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Infectologia.
• Fisioterapia domiciliar: trabalhando as possibilidades de recuperação, manutenção e prevenção de agravos da saúde.
Palestrante: Fabiana Gomes – mfisioterapeuta – pós-graduada em fisioterapia neurofuncional.
Intervalo(12h30 às 14h)
Mesa Redonda - Educação em saúde: desafio da Assistência Domiciliar
Coordenação: Vanessa Suller – médica – Serviço de Geriatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
• Alfabetização em Saúde e o cotidiano da Assistência Domiciliar: conceitos e possibilidades.
Palestrante: Alfredo Almeida Pina de Oliveira – enfermeiro – Hospital das Clínicas da FMUSP; Professor UNIVERITAS-UNG e Centro Universitário de Campo Limpo Paulista/UNIFACCAMP.
• Educação em Assistência Domiciliar: desafios e potencialidades para o aprendizado interdisciplinar de profissionais da saúde.
Palestrante: Danielle Bivanco Lima – médica – Professora Assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Apresentação oral de três trabalhos – Tema livre (16h às 16h45)
Intervalo: (16h45 às 17h30)
Encerramento e Premiação: (17h30 às 18h30)